Henning Koppel nasceu em 8 de maio de 1918, em Copenhague e
faleceu no dia 27 de junho de 1981 foi
um dinamarquês desenhista, escultor e artista gráfico. Ele é um dos designers
escandinavos mais importantes do pós-guerra.
Henning Koppel estudou desenho industrial (1935-1936) com
Bizzie Høyer (1888-1977), em Copenhague. Até 1937, ele, então, estudou
escultura na âncora Hoffmann (1904-1985) na Academia Real Dinamarquesa de Belas
Artes em Copenhague. Em 1938 ele foi para um ano de estudos na Académie Ranson
em Paris, onde ele entrou em contato com as novas tendências da escultura
avant-garde.
Henning Koppel passou a Segunda Guerra Mundial em Estocolmo
no exílio. Lá ele trabalhou para a empresa sueca Orrefors e Svenskt Tenn .
Durante este tempo ele também começou com o projeto de ouro e jóias de prata.
Em 1945 Henning Koppel voltou para a Dinamarca e logo tirou
sua cooperação com o ourives Georg Jensen (1.866-1.935), que durou até sua
morte, em 1981. O maior reconhecimento internacional foi dado Henning Koppel
para sua escultural elegante de talheres , que ele criou para a empresa Georg
Jensen. Por suas jóias biomórfica de prata que foi inspirado pela escultura
abstrata contemporânea de Hans Arp (1887-1966) e Constantin Brancusi
(1876-1957).
Além de seu trabalho para o ourives Georg Jensen Henning
Koppel também trabalhou em outras áreas do projeto e para outras empresas.
Entre 1961 e 1981 ele projetou um vaso para a fábrica de porcelana Copenhague
Bing & Grøndahl , incluindo a louça de porcelana molde 24 (1962), sob o
nome de Koppel White era conhecido e cujo bule é equipado com uma alça
distintivo feito de teca. Em 1971, acoplando seu trabalho como designer
freelancer para vidrarias Orrefors novamente. Além disso, ele projetou em 1967
relógios e luzes para a empresa Copenhagen Louis Poulsen e selos para o
dinamarquês Post.
Os projetos de Henning Koppel resultou em um novo design
dséculo XX, tão claramente como faz em formas geométricas-funcional dos anos
trinta. Em suas artes e design de artesanato Henning Koppel deu uma expressão
orgânica universal linguagem formulário. Ele esboçou suas ideias de design em
desenho e depois modelando em argila antes de ser convertido em prata. Sua
compreensão da natureza dos materiais resultou na produção de produtos de metal
requintados que eram para as suas formas esculturais e orgânicas de excelente
qualidade. Seu espelho terminou superfícies e suas linhas assimétricas feito
esses objetos como o epítome do design escandinavo do pós-guerra, New Look
estilo familiar.
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