links patrocinados

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Henning Koppel

Henning Koppel nasceu em 8 de maio de 1918, em Copenhague e faleceu no dia 27 de junho de 1981  foi um dinamarquês desenhista, escultor e artista gráfico. Ele é um dos designers escandinavos mais importantes do pós-guerra.

Henning Koppel estudou desenho industrial (1935-1936) com Bizzie Høyer (1888-1977), em Copenhague. Até 1937, ele, então, estudou escultura na âncora Hoffmann (1904-1985) na Academia Real Dinamarquesa de Belas Artes em Copenhague. Em 1938 ele foi para um ano de estudos na Académie Ranson em Paris, onde ele entrou em contato com as novas tendências da escultura avant-garde.

Henning Koppel passou a Segunda Guerra Mundial em Estocolmo no exílio. Lá ele trabalhou para a empresa sueca Orrefors e Svenskt Tenn . Durante este tempo ele também começou com o projeto de ouro e jóias de prata.
Em 1945 Henning Koppel voltou para a Dinamarca e logo tirou sua cooperação com o ourives Georg Jensen (1.866-1.935), que durou até sua morte, em 1981. O maior reconhecimento internacional foi dado Henning Koppel para sua escultural elegante de talheres , que ele criou para a empresa Georg Jensen. Por suas jóias biomórfica de prata que foi inspirado pela escultura abstrata contemporânea de Hans Arp (1887-1966) e Constantin Brancusi (1876-1957).
Além de seu trabalho para o ourives Georg Jensen Henning Koppel também trabalhou em outras áreas do projeto e para outras empresas. Entre 1961 e 1981 ele projetou um vaso para a fábrica de porcelana Copenhague Bing & Grøndahl , incluindo a louça de porcelana molde 24 (1962), sob o nome de Koppel White era conhecido e cujo bule é equipado com uma alça distintivo feito de teca. Em 1971, acoplando seu trabalho como designer freelancer para vidrarias Orrefors novamente. Além disso, ele projetou em 1967 relógios e luzes para a empresa Copenhagen Louis Poulsen e selos para o dinamarquês Post.

Os projetos de Henning Koppel resultou em um novo design dséculo XX, tão claramente como faz em formas geométricas-funcional dos anos trinta. Em suas artes e design de artesanato Henning Koppel deu uma expressão orgânica universal linguagem formulário. Ele esboçou suas ideias de design em desenho e depois modelando em argila antes de ser convertido em prata. Sua compreensão da natureza dos materiais resultou na produção de produtos de metal requintados que eram para as suas formas esculturais e orgânicas de excelente qualidade. Seu espelho terminou superfícies e suas linhas assimétricas feito esses objetos como o epítome do design escandinavo do pós-guerra, New Look estilo familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário