Marco Zanuso nasceu em Milão ( Itália ), 14 de maio de 1916.
Ele fazia parte de um grupo de designers italianos do Milan moldar a idéia
internacional de "bom design", nos anos do pós-guerra. Formado em
arquitetura no Politecnico di Milano universidade, ele abriu seu próprio
escritório de design em 1945. Desde o início de sua carreira, em Domus, onde
serviu como o editor de 1947-49 e em Casabella onde foi editor de 1952-56,
ajudou a estabelecer as teorias e os ideais do enérgico movimento do design
moderno . Como professor de arquitetura, design e urbanismo no Politecnico de
final dos anos 1940 até os anos 1980, e como um dos membros fundadores da ADI
na década de 1950, ele também teve uma influência distinta sobre a próxima
geração de design saindo de Itália .
Em 1957 Zanuso parceria com a designer alemão Richard Sapper
. Um de seus primeiros projetos foi uma cadeira pequena, criança empilháveis
(1961) em plástico não reforçado. Esta peça foi leve, funcional e lúdica,
fabricados em várias cores brilhantes e estava entre os projetos de móveis
responsável por convencer as pessoas de que o plástico é um material viável e
apropriado para a casa moderna. Zanuso e Sapper foram contratados em 1959, como
consultores para Brionvega , uma empresa italiana tentando produzir eletrônica
elegantes que, pelo menos exteriormente, o melhor aqueles que estão sendo
feitas no Japão e Alemanha . Eles projetaram uma série de rádios e televisões
que se tornaram ícones duradouros de uma estética conhecida como "
techno-funcionalismo ". O arredondado, compacta e portátil "DONEY
14" (1962) foi o primeiro completamente transistor televisão. Trabalhando
com a linguagem do minimalismo escultural que projetou a dobrar
"Grillo" telephone sucesso para Siemens (1966). Este foi um dos
primeiros telefones para colocar o mostrador e do fone de ouvido na mesma
unidade.
Em 1972, eles projetaram uma série de habitações para o
" New Domestic Landscape "show no MoMA. Cada unidade de empilhamento,
como ultramodernos tendas, desdobrou para uma sala de estar completa com todas
as facilidades e muitos dos acessórios de um pequeno apartamento. Zanuso
escreveu que eles foram "projetados para todas as situações que requerem
imediatamente disponíveis, alojamentos facilmente transportáveis." Tal
como acontece com o resto do seu trabalho, as características desses projetos
foram elegância e imaginação.
As principais peças de sua carreira executar uma ampla gama
de experimentos iniciais no metal dobrado ao luxuoso mobiliário, plush para
projetos industriais elegantes em plástico. O motivo subjacente ao longo de
cada fase do seu trabalho é que ele foi pioneira na utilização e acessibilidade
ao mercado de cada material diferente, ele trabalhou. Alguns de seu primeiro
trabalho a ser mostrado a todos e, certamente, para ser mostrado fora da
Itália, estava na competição Móveis de Baixo Custo patrocinado pelo MoMA em
1948. Seu projeto contou com uma cadeira de armação de metal que é utilizado um
método inovador para se juntar ao assento de tecido para o quadro. Em 1948, a
Pirelli inaugurou uma nova divisão, Arflex , para projetar estar com
estofamento de espuma de borracha. Eles encomendado Zanuso para produzir seus
primeiros modelos. Sua cadeira "Antropus" saiu em 1949, seguido pela
cadeira "Lady", que ganhou o primeiro prêmio no 1951 Milan Triennale
. Zanuso elogiou o novo material, "One pode revolucionar não só o sistema
de estofamento, mas também a fabricação estrutural e potencial formal ...
nossos protótipos adquiriram contornos visualmente emocionantes e novos ... com
padrões industriais que antes eram inimagináveis."

Nenhum comentário:
Postar um comentário