links patrocinados

sábado, 12 de outubro de 2013

Marco Zanuso

Marco Zanuso (1916 - 2001) foi um italiano arquiteto e projetista .
Marco Zanuso nasceu em Milão ( Itália ), 14 de maio de 1916. Ele fazia parte de um grupo de designers italianos do Milan moldar a idéia internacional de "bom design", nos anos do pós-guerra. Formado em arquitetura no Politecnico di Milano universidade, ele abriu seu próprio escritório de design em 1945. Desde o início de sua carreira, em Domus, onde serviu como o editor de 1947-49 e em Casabella onde foi editor de 1952-56, ajudou a estabelecer as teorias e os ideais do enérgico movimento do design moderno . Como professor de arquitetura, design e urbanismo no Politecnico de final dos anos 1940 até os anos 1980, e como um dos membros fundadores da ADI na década de 1950, ele também teve uma influência distinta sobre a próxima geração de design saindo de Itália .
Em 1957 Zanuso parceria com a designer alemão Richard Sapper . Um de seus primeiros projetos foi uma cadeira pequena, criança empilháveis ​​(1961) em plástico não reforçado. Esta peça foi leve, funcional e lúdica, fabricados em várias cores brilhantes e estava entre os projetos de móveis responsável por convencer as pessoas de que o plástico é um material viável e apropriado para a casa moderna. Zanuso e Sapper foram contratados em 1959, como consultores para Brionvega , uma empresa italiana tentando produzir eletrônica elegantes que, pelo menos exteriormente, o melhor aqueles que estão sendo feitas no Japão e Alemanha . Eles projetaram uma série de rádios e televisões que se tornaram ícones duradouros de uma estética conhecida como " techno-funcionalismo ". O arredondado, compacta e portátil "DONEY 14" (1962) foi o primeiro completamente transistor televisão. Trabalhando com a linguagem do minimalismo escultural que projetou a dobrar "Grillo" telephone sucesso para Siemens (1966). Este foi um dos primeiros telefones para colocar o mostrador e do fone de ouvido na mesma unidade.
Em 1972, eles projetaram uma série de habitações para o " New Domestic Landscape "show no MoMA. Cada unidade de empilhamento, como ultramodernos tendas, desdobrou para uma sala de estar completa com todas as facilidades e muitos dos acessórios de um pequeno apartamento. Zanuso escreveu que eles foram "projetados para todas as situações que requerem imediatamente disponíveis, alojamentos facilmente transportáveis." Tal como acontece com o resto do seu trabalho, as características desses projetos foram elegância e imaginação.

As principais peças de sua carreira executar uma ampla gama de experimentos iniciais no metal dobrado ao luxuoso mobiliário, plush para projetos industriais elegantes em plástico. O motivo subjacente ao longo de cada fase do seu trabalho é que ele foi pioneira na utilização e acessibilidade ao mercado de cada material diferente, ele trabalhou. Alguns de seu primeiro trabalho a ser mostrado a todos e, certamente, para ser mostrado fora da Itália, estava na competição Móveis de Baixo Custo patrocinado pelo MoMA em 1948. Seu projeto contou com uma cadeira de armação de metal que é utilizado um método inovador para se juntar ao assento de tecido para o quadro. Em 1948, a Pirelli inaugurou uma nova divisão, Arflex , para projetar estar com estofamento de espuma de borracha. Eles encomendado Zanuso para produzir seus primeiros modelos. Sua cadeira "Antropus" saiu em 1949, seguido pela cadeira "Lady", que ganhou o primeiro prêmio no 1951 Milan Triennale . Zanuso elogiou o novo material, "One pode revolucionar não só o sistema de estofamento, mas também a fabricação estrutural e potencial formal ... nossos protótipos adquiriram contornos visualmente emocionantes e novos ... com padrões industriais que antes eram inimagináveis."

Nenhum comentário:

Postar um comentário