GERRIT RIETVELD
Gerrit
Rietveld 1888 - 1964 em Utrecht, HOLANDA e foi lá onde desenvolveu
sua carreira. Filho de um designer de móveis, logo ajudaria seu pai com o
ofício e com o passar dos anos adquiriria técnicas complexas e assumiria o posto
principal da oficina de móveis do pai. Estudou na School for Industrial Art em
Utrecht onde aprimorou ainda mais sua técnica. Já em 1919 suas obras foram
publicadas pela primeira vez na revista “De Stjil” do Theo van Doesburg –
principal força do movimento de mesmo nome. Os artistas do “De Stiil”
acreditavam na arte universal com paixão e pureza. A arte deveria ser abstrata,
apenas com linhas retas e utilizando as cores vermelha amarela e azul. A Casa
Schroder foi um dos únicos projetos construídos desse movimento. - Outros projetos: É autor da famosa Cadeira
ZIG-ZAG, composta por apenas 4 placas de madeiras, projetada em 1932; das
Row-Houses, também em Utrecht ( 1931-1934 ); o Pavilhão Holandês na Bienal de
Veneza ( 1954 ); o Pavilhão da Escultura no Museu Kröller-Müller, em Otterloo,
província de Güeldria e o Museu Van Gogh em Amsterdam.
filosofia de Stijl (O estilo)
FUNCIONALISMO- Fundado em 1917, o grupo procurou inserir o pensamento neoplatônico no design, criando objetos fundamentais que expressassem a perfeição e a harmonia espiritual da geometria e das cores primárias.
SÓ TONS PRIMÁRIOS PUROS
IDEOLOGIA (ESPIRITUALISTA E ESOTÉRICA)
Cadeira RED BLUE-1917
·
esteve entre as
primeiras tentativas de se aplicar a filosofia de Stijl em uma forma de três
dimensões
·
A Poltrona foi
originalmente pintada na típica paleta, em cinza, preto e branco, mas, em 1918, Gerrit Thomas Rietveld repintou-a reinventando em vermelho,
azul, amarelo e preto, para ressaltar as pinturas de Piet
Mondrian (1872-1944), um coleta e
membro do De Stijl.
·
originalmente,
Rietveld pretendesse que a poltrona fosse produzida em massa (era feita de
comprimidos uniformes de madeira, exigindo pouca habilidade na construção), na
realidade , isso nunca aconteceu.
·
Atualmente, a Poltrona Red and Blue permanece uma peça icônica
única – como uma ideia concretizada de uma cadeira – no Toledo Museum of Art, em Ohio.
Cadeira zig-zag
· design único de 1934
· manifesto do movimento de stijl
Nenhum comentário:
Postar um comentário