Alvar Aalto também se notabilizou como designer, em áreas
como o projeto de mobília, tecidos, cristais, entre outros.
Aalto foi um dos primeiros e mais influentes arquitectos do
movimento moderno escandinavo, tendo sido membro do Congrès Internationaux
d'Architecture Moderne (CIAM). Alguns dos trabalhos de maior relevância foram,
por exemplo, o Auditório Finlândia, e o campus da Universidade de Tecnologia de
Helsínquia, ambos em Helsínquia, Finlândia. No campo do design, tornaram-se
célebres os projetos de cadeiras baseados na exploração das possibilidades de
corte e tratamento industrial da madeira. Além disso, pode-se citar os cristais
que desenhou, como o conhecido Vaso Aalto, também chamado como Vaso Savoy.
Alvar Aalto estuda no Instituto Politécnico Finlandês em
Helsinque, formando-se em arquitetura em 1921. De 1923 a 1927 trabalha em
escritório próprio com sua mulher Aino Marsio (1898-1949), com quem se casará
em 1925. De 1927 a 1933, trabalha com Erik Bryggman (1891-1955), outro
importante arquiteto finlandês, também formado pelo Instituto Politécnico
Finlandês.
Em 1932 começa seu trabalho como designer, fundando com sua
esposa Aino Aalto, a Artek Ltda em 1935 para a construção e distribuição de
seus móveis. Em 1940 torna-se professor da Faculdade de Arquitetura do
Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. Em 1952
casa-se com Elissa Makiniemi, que se torna a responsável pelo seu escritório
até 1994. A partir de 1955 torna-se membro da Academia Finlandesa.
O design é outro campo aonde vai se destacar com importante
obra de reconhecimento internacional. Possui vários projetos de mobiliário
(cadeiras, mesas, camas, bancos) onde o emprego da madeira se faz de forma
orgânica e racional. Podemos falar nesses dois termos, constatando uma análise
detalhada e minuciosa de sua parte pelos materiais e as formas que a natureza
os apresenta. Aalto usa uma técnica de compensado moldado, obtendo peças
esbeltas, que com suas curvas suportam de maneira elegante o peso de uma
pessoa.
Uma das características de sua arquitetura é exatamente esta
relação dialética com a natureza, por isso nesse caso arquitetura e design são
partes inseparáveis de um todo, quase que nascem ao mesmo tempo. Isso muito se
deve à relação peculiar dos finlandeses e sua cultura com o meio natural,
curiosamente não na mesma intensidade do que ocorre com suecos ou noruegueses.
Por isso sua produção como arquiteto e designer torna-se inseparável da cultura
finlandesa, por isso qualquer forma de análise deve contemplar a história e as
características de seu país.
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